ANAC disponibiliza Guias sobre Certificação 135 em seu portal na internet

Em continuidade ao Projeto Certificação Descomplicada, a ANAC disponibilizou a Série de Guias VOE 135 para o público em seu portal. Os materiais, lançados no início de agosto durante a Labace, se localizam na página de guias da seção VOE 135. A iniciativa visa a facilitar o acesso aos trâmites de certificação de empresas de táxi-aéreo (Certificação 135).  

A série conta com nove documentos. O Guia-base para Certificação 135 apresenta informações básicas, como as fases do processo e os procedimentos necessários para obtenção da certificação, servindo como ponto de partida para o público.   

Os demais materiais são guias específicos para cada um dos documentos requeridos pelo RBAC 135 e podem ser usados tanto para a obtenção da certificação inicial quanto para a revisão dos materiais aprovados dos operadores já certificados. São eles:   

  • Manual Geral de Operações; 
  • Programa de Treinamento Operacional e Programa de Treinamento em Artigos Perigosos;   
  • Procedimentos Operacionais Padronizados;   
  • Sistema de Análise e Supervisão Continuada;  
  • Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional e Plano de Resposta à Emergência;  
  • Programa de Treinamento de Manutenção;  
  • Programa de CRM;  
  • Manual Geral de Manutenção.  

Os Guias não substituem a leitura da legislação requerida sobre o tema, servindo como complemento à literatura técnica estabelecida.  

Projeto Certificação Descomplicada  

O Projeto Certificação Descomplicada foi criado para auxiliar na condução do processo de certificação de táxi-aéreo. Na página do projeto, estão disponíveis guias, modelos e vídeos. O interessado também contará com o apoio da ANAC durante o processo, podendo esclarecer suas dúvidas pelo canal de atendimento disponível no site.

A medida faz parte dos esforços da ANAC para apoiar o setor, que cumpre um importante papel no desenvolvimento do país, alcançando localidades não atendidas pelas companhias que operam aeronaves de maior porte.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Representantes da prefeitura visitam as obras do aeroporto de Juazeiro do...

0
A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou na segunda-feira (26), juntamente com a administração do Aeroporto Regional do Cariri