Na última terça-feira, 29 de outubro, representantes das autoridades de aviação civil que compõem o Certification Management Team (CMT) assinaram, durante reunião na Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) em Colônia, Alemanha, a Revisão 1 da Estratégia de Colaboração do CMT (CMT Collaboration Strategy).
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o documento define os objetivos estratégicos do CMT, estabelece resultados-chave para cada objetivo e delineia as prioridades identificadas pelas autoridades para os próximos anos, promovendo uma atuação coordenada em prol da harmonização regulatória.
O CMT é formado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, pela
Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), pela Autoridade de Aviação Civil do Canadá (TCCA) e pela brasileira ANAC. A revisão do CMT Collaboration Strategy visa oferecer previsibilidade à indústria aeronáutica sobre as ações futuras do CMT, além de apoiar uma gestão eficiente dos recursos das autoridades em atividades prioritárias e de harmonização.
Esse alinhamento estratégico evidencia o compromisso das autoridades em coordenar suas ações para facilitar o desenvolvimento da aviação global, com foco em segurança e eficiência. O documento assinado está disponível para consulta no site da ANAC.
A nova revisão do CMT Collaboration Strategy reforça o esforço conjunto em promover um ambiente regulatório alinhado, voltado para o futuro da aviação e o fortalecimento da cooperação internacional.
Informações da ANAC
Leia mais: