ANAC: Indicadores do mercado aéreo de outubro de 2021 trazem avanço do setor

Imagem: Inframerica

Os indicadores do mercado do transporte aéreo continuam demonstrando uma recuperação gradual do setor. Os dados de Demanda e Oferta referentes a outubro de 2021, divulgados nesta segunda-feira (22/11) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apontam uma retração menor, quando comparados com os índices pré- pandêmicos.

Em outubro, a retração da demanda (em RPK) e da oferta (em ASK) no mercado doméstico foi de 16,4% e 16,7% respectivamente, quando comparadas ao mesmo mês de 2019. Ao todo, foram embarcados 6,3 milhões de passageiros, cerca de 73% do total de embarques em outubro de 2019.

Mercado Internacional

Ainda que os indicadores do mercado internacional continuarem mais distantes dos níveis pré pandêmicos, os índices de outubro indicam uma redução da retração no seguimento. A demanda de passageiros foi 67,4% menor do que o registrado em 2019.  Já a oferta teve uma redução de 60,6% na comparação com o mesmo período. Por outro lado, o transporte de carga manteve o índice de crescimento, totalizando aumento de 23,7%.

A comparação dos indicadores apresentados com o mesmo período de 2019 tem sido realizada desta forma, considerando que, há dois anos, a aviação não estava sob impacto da pandemia causada pela Covid-19, que tem afetado o transporte aéreo há pelo menos 19 meses.

Os indicadores apresentados, bem como o histórico da base, estão disponíveis para consulta na página Relatórios de Demanda e Oferta.

Informações da ANAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias