Início Diversos e Eventos

ANAC inicia cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda

Imagem ilustrativa

Tiveram início nesta segunda-feira, 11 de novembro, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do Distrito Federal.

A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com o Serviço Social do Transporte (SEST), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e o Ministério da Educação (MEC), e faz parte do programa Asas para Todos, que tem como objetivo fomentar a formação de profissionais no setor aéreo.

Durante a cerimônia de abertura dos cursos, a diretora da ANAC, Mariana Altoé, explicou aos alunos as premissas do programa Asas para Todos, destacando os pilares de inclusão, formação e diversidade. “A gente espera que a aviação reflita a diversidade da nossa sociedade”, disse.

As turmas, divididas entre os cursos de Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor e Manutenção Aeronáutica em Célula, têm 64 alunos, dos quais 37 são mulheres, o que representa mais de 50% do total de estudantes.

O programa Asas para Todos tem como foco a promoção da equidade de gênero na aviação, garantindo que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres, incentivando a participação feminina nas áreas técnicas da aviação.

Eu fui agraciada com a oportunidade de iniciar o curso de motopropulsor pelo Asas para Todos e acredito que essa oportunidade vai ser muito boa, pois teremos mais inclusão na aviação. Estou muito feliz, principalmente pelas mulheres, que entrarão com força no mundo da aviação”, disse a aluna do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, Julie Oliveira.

A ação também reserva vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, além de pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Oportunidades nas carreiras da aviação

No âmbito das ações de formação e capacitação do programa Asas para Todos, busca-se incentivar a inclusão de mulheres, pessoas negras e de baixa renda nas carreiras em que há pouca representação desses grupos. O objetivo é fortalecer o ensino aeronáutico para a formação de mão de obra qualificada e, assim, abrir as portas do mercado de trabalho àqueles para quem a aviação ainda é uma realidade distante.

Em junho de 2024, ocorreu a primeira iniciativa do programa voltada à capacitação de pessoas de baixa renda, financiada pela ANAC e promovida pelo Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O curso promoveu formação teórica e prática para a obtenção da licença de mecânico de manutenção aeronáutica (CHT-célula).

Outras ações com foco na formação de novos profissionais estão em andamento. O objetivo é ampliar a participação de todas as camadas da população no setor da aviação civil.

Informações da ANAC

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile