ANAC lança concurso para ideias em prol da aviação civil no Brasil; todos podem participar

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abre inscrições para o maior concurso de promoção e reconhecimento de ideias e ações inovadoras realizadas em prol da aviação civil do país, o Prêmio InovANAC 2021.

Boeing 777 decolando no Aeroporto Internacional de Viracopos

Lançado pela Agência nesta quinta-feira (9/9), as inscrições dos trabalhos podem ser realizadas até o dia 15 de outubro. O edital do concurso e as orientações para preenchimento de cadastro estão disponíveis para acesso na página da ANAC na internet — se preferir, clique nos links para acessar os documentos.

Em sua terceira edição, o concurso deste ano será composto por 13 categorias, divididas entre Ações de Inovação – soluções efetivamente implementadas que sirvam de inspiração ou referência para a segurança operacional e para o desenvolvimento da aviação civil – e  Ideias Inovadoras – propostas  ou soluções passíveis de implementação e que possuam potencial de provocar impacto positivo. Visite a página do programa.

Os vencedores de cada categoria receberão troféus, certificado e direito ao uso do “Selo Prêmio InovANAC 2021” nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica, por reconhecimento do trabalho exercido. Farão parte da banca examinadora servidores da ANAC e de outras entidades do setor aéreo.

O InovANAC é uma iniciativa de estímulo à cultura da inovação na aviação civil, que tem por objetivo premiar ideias e práticas inovadoras na promoção da segurança operacional entre operadores aéreos, organizações de manutenção, organizações de projeto e/ou fabricação de produtos aeronáuticos, operadores de aeródromos brasileiros e pessoal da aviação civil, bem como valorizar cidadãos que atuem de forma criativa e proativa buscando o desenvolvimento da aviação civil do país.

Os pedidos de esclarecimentos referentes ao prêmio deverão ser encaminhados à ANAC por meio do endereço eletrônico: premioinovanac@anac.gov.br.

Categorias e participantes

Uma das novidades da edição de 2021 do prêmio é a inclusão de novas categorias e o reconhecimento de trabalhos e profissionais que se destacaram com ações voltadas ao desenvolvimento do setor durante a pandemia, na eficiência energética e meio ambiente, na fabricação e projeto de produto aeronáutico, na formação de profissionais da aviação civil e na área de registro aeronáutico. 

Vale lembrar que também estão concorrendo trabalhos das tradicionais categorias Safety: Aeródromos, Aeronavegabilidade Continuada e Operações Aéreas. Os vencedores do Prêmio InovANAC 2021 serão divulgados em evento a ser realizado e divulgado em breve pela ANAC. 

Em comemoração ao ano da cultura AVSEC (Year of Security Culture – YOSC), instituído pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o concurso da categoria Security está sendo realizado separadamente nesta edição. As inscrições de trabalhos voltados a essa categoria estão abertas desde julho e serão encerradas no próximo dia 26. Acesse aqui para mais informações

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Novo avião iraniano IrAn-140 é uma cópia do An-140 ucraniano; e...

0
O Ministério da Defesa iraniano apresentou uma aeronave de transporte militar leve chamada 'Simorgh'. Baseado no Antonov An-140