ANAC libera voos em Passo Fundo (RS), mas ainda não para aviões a jato

Inicialmente, apenas aeronaves turboélice em voos diurnos estão liberadas – Imagem: Divulgação / DAP / Selt

O Aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo (RS), obteve autorização para retomar parte de suas operações desde a última quarta-feira, 30 de março. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu o NOTAM (comunicação aeronáutica oficial) que determinava a interdição total do equipamento.

Os pousos e decolagens, no entanto, estão permitidos apenas para aeronaves que não tenham motor a jato – como as movidas por motores a pistões e turboélice. Os voos utilizarão a pista recém reformada e ficarão restritos ao período diurno.

A retomada da aviação a jato ainda depende de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista. Os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função orientar aviadores durante o pouso.

Com investimento superior a R$ 50 milhões dos governos federal e estadual, as obras no aeroporto Lauro Kurtz já estão concluídas. O novo terminal de passageiros passa de 300 para 2 mil metros quadrados. As reformas abrangem, ainda, o pátio das aeronaves e a taxiway (área para deslocamento ou manobra dos aviões).

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias