Início Regulamentação

ANAC orienta sobre aceitação do Halotron BrX (2BTP) como agente extintor em aeronaves

Foto: Infraero

Em mais uma entrega do Programa Voo Simples, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicou a Revisão B da Instrução Suplementar nº 20-003 (IS nº 20-003B), com orientações atualizadas sobre o uso do agente extintor Halotron BrX (2-bromo-3,3,3-trifluoropropene – 2-BTP) em substituição ao Halon 1301 e 1211 (e suas misturas).

A nova IS visa esclarecer ambiguidades, sendo que o uso do Halotron BrX como agente extintor foi ponto de questionamento dos operadores aéreos. Em razão dessas características, a proposta de revisão da IS foi incluída no Programa Voo Simples, que busca modernizar e desburocratizar o setor de aviação civil brasileiro.

A indústria aeronáutica nacional, em especial, deve se beneficiar da iniciativa, já que havia a carência de publicação atualizada. Aos interessados em consultar detalhes da norma, basta acessar o novo texto da IS nº 20-003 na página de Legislação da ANAC.

Informações da ANAC

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile