Início Indústria Aeronáutica

ANAC pede que operadores revisem as bombas hidráulicas de jatos Embraer E2

A ANAC emitiu, com efetividade a partir de 14 de maio, a Diretriz de Aeronavegabilidade (DA/AD) 2021-05-01 que se aplica aos aviões Embraer E190-E2 e E195-E2 que possuem a bomba elétrica principal do sistema hidráulico nº3 (ACMP 3A) com número de produção 3033041 101.

Segundo a agência, foi constatada a ocorrência de falhas prematuras em algumas bombas elétricas (“Alternating Current Motor Pump”, ACMP). Os rolamentos destas bombas têm apresentado desgaste excessivo, que, se permitido progredir, aumenta a probabilidade de falhas da ACMP.

Em determinadas condições, o desgaste do rolamento pode resultar em falhas que
levam à perda do sistema hidráulico nº3 e causar degradação do sistema de distribuição de energia elétrica. Se não corrigida, esta condição contribui para um inaceitável aumento na probabilidade da combinação com uma falha independente em um motor, o que pode causar a perda de controle da aeronave.

Como esta condição pode ocorrer em outros aviões do mesmo tipo e afeta a segurança de voo, é requerida a adoção de uma ação corretiva que compreende a
substituição repetitiva da bomba elétrica principal do sistema hidráulico nº3 (ACMP 3A) que tenha PN 3033041 101.

Os detalhes das inspeções e trocas estão disponíveis no site da ANAC.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile