Início Regulamentação

ANAC recomenda atualizações de software dos Embraer E-Jets de primeira geração

No final do mês de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu uma Diretriz de Aeronavegabilidade (DA) cobrindo a necessidade de manutenção em sistemas dos jatos Embraer E190/195 e E170/175 de primeira geração. Segundo a DA, uma combinação de fatores poderia levar a indicações errôneas de altitude para ambos os pilotos.

Na Diretriz, a ANAC comenta: Foi constatado em campo um caso de seleção não comandada de parâmetro de correção barométrica em ambos os displays primários (PFD) devido ao design da arquitetura de comunicação de dados dos módulos Control I/O, entre o controlador dos displays e o sistema de dados do ar. Devido à possibilidade de indicações errôneas de altitude para ambos os pilotos combinadas com possíveis condições meteorológicas adversas aumentarem a carga de trabalho da tripulação, podendo interferir em tomadas de decisão em fases críticas do voo, esta condição é considerada insegura.

Como forma de remediação, a ANAC pede a adoção de uma ação corretiva na próxima revisão das aeronaves, que compreende a instalação de versões mais recentes do software Primus EPIC da fabricante Honeywell.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile