ANAC sedia grupo de trabalho internacional referentes à segurança da aviação

Airbus A220 da Swiss Air

Representantes do Grupo de Trabalho sobre Material de Orientação da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) (do inglês, Working Group on Guidance Material – WGGM), reuniram-se de 6 a 10 de fevereiro no hotel Gran Mercure Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de cerca de 30 profissionais atuantes na Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) de vários países, bem como representantes da indústria. 

De acordo com a ANAC, o encontro teve como objetivo dar prosseguimento às atividades estabelecidas no âmbito da Secretaria da OACI, dentre as quais destaca-se a elaboração de guias de requerimentos e técnicas referentes à segurança da aviação. 

Os guias elaborados têm como público os Estados signatários da OACI e abarcam os seguintes temas: o uso de cães para inspeção de passageiros, bagagens e cargas, além da produção de orientações em caso de manifestações em aeroportos que possam perturbar a operação aeroportuária.  

Outros itens da agenda foram a atualização do capítulo sobre segurança de bagagem despachada do DOC 8973 (Aviation Security Manual), formas mais modernas para divulgação dos materiais orientativos, validação de um novo fluxo de produção de materiais, e a avaliação dos resultados de pesquisa realizada com os Estados da OACI sobre processos de regulação acerca da AVSEC. 

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias