Início Regulamentação

ANAC volta a conceder o Nível 6 em proficiência em inglês para pilotos brasileiros

Imagem – Embraer

Com o intuito de modernizar e prover maior dinamismo ao setor, novas práticas serão aplicadas aos exames de proficiência linguística Santos Dumont English Assessment (SDEA) aplicados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e escolas credenciadas.

De acordo com a ANAC, a partir de dezembro, haverá o retorno da concessão do nível 6 de proficiência e alteração nos procedimentos de divulgação dos resultados. As novidades foram pensadas no escopo do Programa Voo Simples, de simplificação e modernização do setor aéreo.

Os pilotos que tenham agendado os exames de proficiência neste mês, já serão contemplados pela alteração. Agora, o nível de proficiência em inglês da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) obtido pelo participante será lançado imediatamente após a definição da nota por parte dos entes credenciados, para os casos em que o nível obtido seja até 5. Com isso, o prazo para divulgação, no Sistema Integrado de Informações da Aviação Civil (SACI) será de, no máximo, 10 dias. 

Além disso, o feedback sobre o desempenho do piloto deverá ser realizado formalmente, por meio do envio de e-mail, na mesma data de divulgação do resultado no SACI.  

Nível ICAO 6 

Outra novidade é o retorno da concessão do nível ICAO 6, Expert, para pilotos. Atualmente, os níveis de proficiência concedidos pela ANAC são divididos em cinco categorias, são eles: 1) Pré Elementar; 2) Elementar; 3) Pré Operacional; 4) Nível Operacional e 5) Avançado. Com a inclusão do nível 6, a Agência entra no rol da totalidade de certificação das proficiências estabelecidas pela OACI. 

A concessão do nível ICAO 6 será realizada mediante convite encaminhado pelas instituições credenciadas aos candidatos que possuam potencial para realização do teste e que obtenham nível ICAO 5. A participação é facultativa. 

Caso aceite participar, o candidato deverá realizar a prova em até 30 dias corridos contados da realização da primeira prova. Os resultados serão publicados no SACI em até 30 dias após a realização. Vale ressaltar que os pilotos com nível ICAO 6 não precisam revalidar a proficiência linguística, o que significa uma otimização dos custos para os profissionais. 

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile