Início Aeroportos

Angola abre licitação internacional para concessão do novo aeroporto de Luanda

Foto: Google Earth

O governo angolano abriu um concurso internacional para a gestão do recém-construído Aeroporto Internacional Agostinho Neto, localizado em Luanda, a capital do país. A concessão terá duração de 25 anos, podendo ser prorrogada por mais 15 anos, de acordo com informações divulgadas pelo ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu. As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2024, e empresas individuais e consórcios poderão concorrer.

D’Abreu destaca que o concurso será bastante disputado, citando o interesse demonstrado por investidores e gestores aeroportuários. Segundo o ministro, a realização de uma ampla reforma nos setores da aviação e turismo preparou o terreno para o sucesso do novo aeroporto.

Com um investimento de US$ 3,8 bilhões, o Aeroporto Internacional Agostinho Neto está situado a cerca de 50 km do centro de Luanda. O complexo conta com um terminal capaz de atender 15 milhões de passageiros por ano, duas pistas, além de um hotel, lojas e restaurantes.

A principal função do novo aeroporto é substituir o Aeroporto Internacional Quatro de Fevereiro como principal porta de entrada internacional de Angola. Além disso, ele será o hub da companhia aérea estatal, a TAAG Angola Airlines. Com todas essas características, espera-se que o Aeroporto Internacional Agostinho Neto desempenhe um papel fundamental no desenvolvimento do setor aeroportuário e turístico do país nos próximos anos.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile