A AirJet, companhia aérea privada angolana com sede em Luanda, adicionou recentemente dois aviões Embraer ERJ-145 à sua frota para ampliar suas operações e serviços. A empresa tem, principalmente, oferecido voos sob demanda no mercado doméstico, além de serviços de transporte aéreo de carga e entregas postais.
Como informa o Newsaero, as duas aeronaves (MSN 145475, D2-AJJ; e MSN 145456, D2-AJB) foram enviadas para a África do Sul para manutenção nos workshops do CDMA – Centro De Manutenção Aeronáutica Mpumalanga no Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga. A previsão é que sejam posicionadas em Luanda em maio.
Esses aviões, com 22 anos de uso, foram anteriormente operados pela AeroMexico Connect, antes conhecida como AeroLitoral. Interessante notar que as aeronaves estiveram armazenadas no aeroporto militar de Tanagra, na Grécia, desde meados de 2019 e agora são propriedade da companhia americana Mission Air Support Inc., de acordo com dados da frota ch-aviation.
A inclusão das aeronaves ERJ-145 na frota representa uma possível mudança para a AirJet em direção a voos regulares, além de serviços de fretamento para companhias aéreas da região.
Atualmente, a TAAG domina o mercado local em Angola. A transportadora privada Fly Angola, que possui duas aeronaves ERJ-145 e que havia interrompido temporariamente as operações em agosto de 2023, oferece serviços entre Luanda e Cabinda, além de uma rota internacional recente para São Tomé e Príncipe.