Angolana TAAG recorre a Airbus A330 português enquanto os Boeing estão em manutenção

A TAAG, companhia aérea estatal da República de Angola, anunciou na quinta-feira (2) que vai alugar, durante três meses, um avião da empresa portuguesa HiFly, uma das maiores operadoras ACMI do mundo. Nos termos do contrato anunciado, a HiFly vai fornecer um Airbus A330 com tripulações próprias e voará nos serviços que ligam a sua base em Luanda a Lisboa, a sua rota de longo curso mais popular.

Como informa o site parceiro Aviacionline, a TAAG diz que “esta decisão coincide exatamente com os trabalhos de manutenção que está realizando numa parte da sua frota internacional, especialmente nos jatos do modelo Boeing 777-300”.

O comunicado de imprensa divulgado pela TAAG informa que a aeronave tem capacidade para até 250 passageiros: o único A330 da H Fly com esta especificação é o 9H-HFA, um Airbus A330-300 que transporta 249 passageiros em configuração de duas classes (46 em Business e 203 em Economia).

De acordo com inventário do site Planespotters.net, a frota de longo curso da TAAG é composta por três Boeing 777-200 (dois dos quais estão inativos) e cinco 777-300ER, dos quais dois também estão inativos, em manutenção.

Isso representa efetivamente que o serviço Luanda-Lisboa da companhia aérea atingirá sua segunda frequência diária, aproximando-se da capacidade da rota que oferecia antes da pandemia de COVID-19. As passagens para os voos do A330 já estão à venda no site da companhia.

“Em termos globais, [o wet-lease] é uma estratégia de gestão que permite a continuidade e regularidade da operação numa ligação, Luanda-Lisboa, que vê muita procura”, acrescentou a TAAG no comunicado sobre o contrato.

Em termos de frequências mensais, a TAAG ainda não atingiu os números pré-COVID nesta rota. De acordo com a aplicação Diio Mi da Cirium, em julho de 2019 a companhia aérea operava 62 voos na rota Luanda-Lisboa, enquanto para julho de 2022 tem 53 frequências programadas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias