Antártida poderá ter primeira pista pavimentada, onde pousa um Boeing 787

Foto: Governo Australiano

A Austrália, através da Divisão Antártica Australiana (AAD), está seguindo adiante com seus planos para construir uma pista pavimentada de 2.700 metros no continente gelado. Esse não é apenas um grande desafio de engenharia, mas um marco histórico por se tratar da primeira com essa característica no continente, que só tem pistas de gelo.

Após uma consulta pública no começo do ano, a AAD, que faz parte do Departamento de Meio Ambiente da Austrália, planeja lançar uma licitação para a construção na estação Davis. O projeto ainda está sujeito à aprovação dos órgãos ambientais, mas espera-se que siga adiante. “Se seguir, este será o projeto de infraestrutura mais importante da Antártida em termos de tamanho e complexidade”, disse Kim Ellis, diretor da AAD.

O novo aeroporto oferecerá uma pista segura e disponível durante todo o ano e melhorará significativamente a pesquisa científica no continente. Ele fornece uma capacidade de aviação que permite que cientistas e equipamentos sejam enviados à Antártida regularmente e com eficiência, abrindo oportunidades sem precedentes.

Local onde será a pista

Existem aeroportos no continente atualmente, mas eles possuem pistas de gelo. 

Isso limita a operação a alguns períodos do ano e impede o pouso de aviões muito grandes. No entanto, o novo aeroporto não tem essas desvantagens. A pista permanece aberta durante todo o ano e é adequada para aeronaves de grande porte, como Boeing 787 e Airbus A330. 

Mas o projeto é de longo prazo. A Austrália espera que o aeroporto esteja operacional até 2040, se os planos continuarem. Não se sabe quanto dinheiro está envolvido no projeto, mas será muito custoso, obviamente, já que todos os materiais devem ser enviados de navio.

Mapa da região
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Proposta de terminal de carga no Aeroporto regional de Cascavel (PR)...

0
Cascavel, que já usa a logística de trem e caminhões para o transporte, passará a ter o modal aéreo com a efetivação do terminal.