Nova “megaempresa aérea” do Oriente Médio nasce ainda este ano, com agenda antecipada

O lançamento da nova transportadora nacional da Arábia Saudita, batizada de RIA, foi antecipado e agora está programado para acontecer antes do final de 2022, relata o site Arabian Business. A empresa está sendo criada pelo governo do Reino Saudita com objetivo de competir diretamente com as chamadas ME3 (as três grandes aéreas do Oriente Médio – Emirates, Etihad e Qatar).

A RIA deveria estrear em 2024, mas agora está cotada para fazer seu primeiro voo nos próximos meses, à medida que o desenvolvimento da companhia aérea continua a progredir. Por trás do projeto está o Saudi Public Investment Fund (PIF), que tem seu próprio locador AviLease. O fundo está colocando nada menos do que US$ 30 bilhões para estabelecer a companhia.

A empreitada quer transformar Riade, capital do país, em um importante hub rivalizando com Dubai, Abu Dhabi e Doha. A nova transportadora de bandeira faz parte do investimento de US$ 100 bilhões da Arábia Saudita em aviação, alinhado com sua estratégia “Visão 2023” para diversificar sua economia além do petróleo.

As informações do processo acelerado de lançamento seguem uma reportagem recente da Reuters, que informava que a companhia aérea planeja encomendar até quarenta novos A350, além de outro punhado de aviões da Boeing. Segundo dados, a companhia compraria, de início, até 75 aeronaves.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias