Antiga torre do aeroporto de Congonhas pode virar museu do Tráfego Aéreo Rio-SP

A Força Aérea Brasileira, por intermédio do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) tem um projeto de transformar a antiga e saudosa torre de controle do aeroporto de Congonhas num museu do Tráfego Aéreo Rio-São Paulo. O projeto foi revelado pelo Chefe do SRPV-SP, Tenente-Coronel Aviador Chrystian Ciccacio, em uma publicação no LinkedIN.

Embora a Ponte Aérea, do alto dos seus 61 anos, figure no rol das rotas aéreas mais movimentadas do mundo, a ligação entre as duas maiores capitais brasileiras vem de antes disso e remonta das origens dos aeroportos paulistanos e cariocas, numa história que exerce grande fascínio em quem aprecia a aviação e que, de fato, merece um memorial.

A torre de controle, inaugurada em 1945 e que operou até 2013, seria um grande símbolo para a guarda do rico material que a Força Aérea Brasileira certamente possui. Esperamos que o projeto avance no sentido de permitir eternizar a história dessa rota rota tão especial.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias