Antigo aeroclube da Paraíba será transformado em praça pública

Imagem: Aeroclube da Paraíba/Redes Sociais

O antigo Aeroclube da Paraíba, localizado na Zona Leste de João Pessoa, teve sua concessão transferida recentemente para a prefeitura do município, que divulgou mais informações sobre a construção de um novo parque no local. Desde 2017 o local estava com suas operações paralisadas por por determinação do II Comando da Aeronáutica.

O novo espaço terá diversos equipamentos, como quadras de tênis de praia, vôlei e basquete, ciclovia, pista de corrida e patinação, espaço coberto para realização de eventos como exposições, feiras culturais e atividades de educação ambiental.

O agora extinto Aeroclube da Paraíba, fundado em 1940, foi um importante aeródromo para o estado e para a capital João Pessoa, em especial para os que necessitavam de pouso na região, principalmente as aeronaves de pequeno porte, colocando em conta que o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, o único operante na região, fica localizado a 7,5 quilômetros do centro da cidade de João Pessoa, na vizinha Santa Rita.

Nele, também operava a Escola de Aviação Civil da cidade, conhecida interestadualmente por seus cursos de piloto privado e paraquedismo, além de realizar eventos e ações filantrópicas.

Disputa na justiça

A concretização do parque só irá acontecer devido a uma intensa briga na justiça entre a administradora do extinto aeroclube e a Prefeitura de João Pessoa, que durou aproximadamente 10 anos.

Em 2010, o então prefeito Luciano Agra, falecido em 2014, havia tentado a desapropriação da área para a construção desse parque, tendo decisão judicial acatada, e com a prefeitura já desconstruindo a pista, que, pela decisão caindo, teve que ser toda reconstruída, só que de barro.

Já em 2019, na gestão de Luciano Cartaxo (PT), o Supremo Tribunal Federal (STF) havia negado o pedido do petista para desapropriação do aeroporto, mas, com o abandono desde 2017, foi realizado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) transferindo a posse do terreno do aeroclube para a gestão municipal, por meio da mediação do Ministério Público da Paraíba (MP-PB).

Para o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, a importância que o futuro parque terá aos pessoenses será grande: “Esse é um equipamento extremamente importante para a qualidade de vida da população de João Pessoa, é uma área de lazer, de contemplação, de descanso, da prática de atividade física. Estamos trabalhando para que o que for planejado seja entregue à população”, concluiu.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, 15 anos, foi repórter na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, também com passagem como colunista no Portal do Andreoli e participações especiais na Record News, Rádio CBN e EPTV.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça faz turnê no Nordeste na próxima semana com...

0
Entre o final de agosto e o início de setembro, a Esquadrilha da Fumaça tem agendada uma série de apresentações em cinco capitais