
O aeroporto internacional Hercílio Luz, localizado na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, deve se transformar em um hospital e outras ferramentas públicas de saúde após planos da Prefeitura em conjunto à parlamentares e a administradora do terminal.
O antigo terminal de passageiros do aeroporto, deve se transformar em um Hospital Dia, o primeiro do município. O novo hospital deverá oferecer cirurgias e procedimentos de pequena e média complexidade. O espaço de atendimento possuirá estrutura de centro cirúrgico e leitos de curta permanência, ocorrendo fora do ambiente hospitalar tradicional.
O principal objetivo da implantação do hospital é ampliar a capacidade municipal para oferta de serviços diagnósticos e realizar cirurgias eletivas ambulatoriais.
“Nos serviços de Hospital Dia, os pacientes costumam ingressar e ter tempo de permanência máximo de 12h, quando recebem alta. Todos os pacientes serão encaminhados pelas unidades da Atenção Primária em saúde e avaliados pelo sistema municipal de regulação”, explica a secretária de saúde da Capital, Cristina Pires Pauluci.
A unidade contará também com a oferta dos exames diagnósticos de apoio para pré-operatório e pós-operatório imediato, tornando assim o processo de atendimento mais ágil e completo para o usuário.
Em paralelo, em um recente anúncio feito pelas redes sociais por meio de vídeo, o prefeito Topazio Neto (PSD) afirmou que a UPA Sul, localizada no bairro de Campeche, também será transferida para o antigo terminal de passageiros do Floripa Airport: “Teremos diversos serviços de saúde num mesmo local, facilitando a vida do paciente num grande complexo de saúde” afirma o líder do executivo municipal.
O prédio do antigo aeroporto, além de abrigar o Hospital Dia, abrigará um Caps 24 horas, uma clínica de Imagem, uma delegacia da mulher, e a Unidade de Pronto Atendimento. As previsões são de que as obras já estejam concluídas ainda neste ano de 2023.
Com informações da Prefeitura de Florianópolis (SC)
Leia mais: