Antônio Costa foi conhecer de perto o primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, Antônio Costa, foi apresentado ontem (19) o primeiro Embraer KC-390 Millenium da Força Aérea Portuguesa (FAP) em cerimônia realizada na Base Aérea Beja. Esta é a primeira de cinco aeronaves deste tipo que a FAP concordou em comprar em 2019 para substituir o C-130 Hercules.

Apesar da aeronave estar em solo português, ela ainda não foi entregue oficialmente, o que será efetivado apenas em fevereiro. Depois, será entregue uma unidade por ano até 2027. O custo total da compra é de € 827 milhões.

Antes da entrada em serviço, aa FAP deverá avançar com a “integração” da aeronave aos equipamentos da OTAN e toda a pré-certificação necessária. Ao final, o KC-390 estará pronto para seguir sua missão de transporte, lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Esta é a aeronave mais pesada que a Embraer desenvolveu até hoje . Ele pode transportar cargas úteis de até 26 t , como dois veículos blindados M113, um veículo blindado Boxer, um helicóptero Sikorsky H-60, equipamento de suporte à vida, até 80 soldados ou 66 paraquedistas com equipamento completo. Cargas de até 19 t podem ser lançadas pelo ar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias