O domingo começou animado em Brasília. Além do evento Portões Abertos, realizado pela Base Aérea — com shows da Esquadrilha da Fumaça e exposição de diversas aeronaves militares —, a atenção do dia se voltou para a presença de um gigante, o Antonov 124 no Aeroporto de Brasília.
Depois de decolar de Valência, na Espanha, o segundo maior cargueiro do mundo pousou na capital federal para reabastecimento e descanso da tripulação. A aeronave permanecerá em solo brasiliense até a manhã desta segunda-feira, 3 de setembro, quando seguirá para o Chile.
O pouso do enorme avião, incomum em Brasília, atraiu diversos amantes da aviação, que não perderam a chance de registrar. Um grupo de spotters que estava no evento Portões Abertos acompanhou a chegada do enorme avião.
“Estávamos com um olho na Esquadrilha da Fumaça e outro no celular acompanhando a rota do Antonov. Ele é grande! Estávamos na expectativa! Para nós, esse foi o melhor domingo da vida! Poder ver de pertinho os shows das aeronaves militares e depois ver o Antonov 124 no Aeroporto de Brasília foi sensacional”, conta Gabriel Benevides, estudante e spotter.
O imponente avião com capacidade de carga de 150 toneladas pousou no Terminal às 17h30, horário de Brasília. A última vez que uma aeronave do tipo esteve na capital foi em 2009.
A Inframerica celebra a chegada do cargueiro e reafirma que a pista do Aeroporto tem homologação e total capacidade para atender operações do tipo. A pista em que o avião pousou tem 3.300 metros de comprimento, uma das maiores do Brasil.
Aeroporto de Brasília teve melhor movimento dos últimos anos em julho
Informações pela Assessoria de Imprensa da Inframerica.