Antonov 124 russo apreendido pelo Canadá pode ser usado para levar armas para a Ucrânia

Um avião de carga Antonov AN-124 da companhia aérea russa Volga-Dnepr, apreendido em solo canadense no final de fevereiro, está sendo entregue à Ucrânia e transportará armamento cedido pelos países norte-americanos – EUA e Canadá. A informação foi dada pelas Forças Armadas Operacionais da Ucrânia, segundo informou o site ZN.UA, mas ainda não pôde ser confirmada com fontes ocidentais.

Atualização: O comandante Dmytro Antonov, piloto da Antonov Airlines, confirmou em vídeo no Youtube que o Canadá abriu os trâmites para tomar a aeronave e entregá-la à Ucrânia.

Essa aeronave, de marca RA-82078, aterrissou em Toronto no dia 26 de fevereiro, levando uma carga de testes de Covid, e nunca mais decolou. Dias depois, sanções ocidentais levaram as aeronaves russas a serem impedidas de voarem novamente nos espaços aéreos de mais de uma dezena de países. Nesse movimento, apenas a Volga-Dnepr teve quatro Antonov AN-124 presos em países da América e Europa.

Por ser uma aeronave de tecnologia ucraniana e que também é operada pela Antonov Airlines, presume-se que os pilotos responsáveis por sua operação seriam os da empresa aérea ucraniana, que pertence à fabricante de aeronaves homônima. Mais detalhes, no entanto, não foram informados.

O AEROIN segue monitorando plataformas de rastreamento de voos e está atento a qualquer movimento desta aeronave.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias