Início Variedades

Antonov 225 ‘ressurge’ como um fantasma no rastreamento de voo e com mensagem a Putin

O Antonov An-225 Mriya destruído em Gostomel

O final da semana passada ficou marcado como o momento em que se confirmou que um dos mais importantes aviões da história, e também o maior do mundo, foi destruído na Ucrânia em meio à guerra iniciada pela Rússia.

Após vários dias de especulações sobre o real estado do Antonov An-225 Mriya diante de fotos de seu hangar danificado, um vídeo feito por uma emissora russa no aeroporto Gostomel, nas proximidades da capital Kiev, mostrou que não sobrou praticamente nada de toda a metade dianteira do gigantesco avião.

Mas, mesmo com a confirmação de que a aeronave não tem mais condição de voo, um registro na plataforma de rastreamento online FlightRadar24 nesta sexta-feira, 11 de março, causou polêmica nas redes sociais.

Diversas pessoas fizeram capturas de tela que mostram o que seria o An-225 de matrícula UR-82060, o único exemplar do modelo já construído na história, efetuando uma trajetória perfeitamente circular ao redor de Kiev e, mais do que isso, a identificação do voo sendo um xingamento ao presidente russo Vladimir Putin.

Veja a seguir algumas das imagens capturadas:

Ainda não há uma confirmação sobre o que teria sido feito para que tal registro surgisse na plataforma de rastreamento, porém, a suspeita é de que alguém teria inserido as informações no banco de dados, já que, em função da condição do conflito na Ucrânia, um voo como esse ao redor de Kiev, mesmo que feito por algum drone emitindo um sinal falso do grande avião, seria difícil de ocorrer.

Apesar das capturas de tela, o registro foi excluído do banco de dados, não mais sendo possível encontrar o voo no histórico do Antonov An-225.

Sair da versão mobile