Antonov An-124 atingido na guerra será restaurado; e toda a frota será modernizada

Foto: Antonov

Como parte de seu vídeo mais recente, o piloto da empresa estatal ucraniana Antonov Airlines, Dmytro Antonov, falou sobre o futuro de um dos jatos An-124 Ruslan que estava no aeroporto de Gostomel quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Àquela época, dois aviões do modelo estavam em manutenção no aeroporto localizado a noroeste de Kiev, os de marcas UR-82009 e UR-82073.

As primeiras imagens do resultado do ataque russo ao aeroporto começaram a aparecer na internet no final de março, depois que a Rússia iniciou um recuo de suas posições ao norte de Kiev e os ucranianos puderam acessar locais outrora dominados.

Embora nenhuma foto do UR-82073 tenha sido publicada desde então, fotos do UR-82009 mostravam largos danos em sua fuselagem.

O piloto Dmytro Antonov afirmou no sábado (4), que um Antonov AN-124 seria restaurado, mas não explicou qual deles (e nem se ambos precisam ser restaurados). Dessa forma, pelo menos deve retornar aos céus no futuro, se juntando aos outros cinco aviões que atualmente estão voando pelo mundo (e que estavam fora da Ucrânia quando a guerra começou).

Imagem: Antonov Airlines

Antonov AN-124

A Antonov Airlines possui sete exemplares do modelo, que são empregados em transportes especiais de grandes cargas em todo o mundo. O peso da aeronave é de 175.000 kg, sendo impulsionado por quatro motores de 230 kN. O comprimento do avião é de 69,1 m, a altura de 20,78 m e a envergadura é de 73,3 m.

O AN-124 Ruslan fez seu primeiro voo em 26 de dezembro de 1985 e foi, por décadas, o segundo avião de carga de produção de peso bruto mais pesado do mundo e a aeronave de carga operacional mais pesada. Perdia apenas do Antonov An-225 Mriya, hoje destruído.

No total, 55 AN-124 foram construídos e, hoje, passadas quase quatro décadas, menos da metade está operação. 

Modernizado

No vídeo, Dmytro Antonov também fala sobre a modernização dos atuais jatos da frota, afirmando que todos receberão o upgrade. Atualmente, duas modificações podem ser feitas na aeronave, a saber:

– AN-124-100M que difere do AN-124-100 por operar com tripulação reduzida (até 4 pessoas), receber aviônicos Honeywell e os motores D−18Т série 3 com vida útil estendida;

– AN-124-100M-150 difere do AN-124-100 por ter carga útil aumentada de 120 para 150 toneladas, pesos de decolagem e pouso aumentados e maior alcance operacional. A característica importante do AN-124-100M-150 é uma operação de carga e descarga mais simplificada e acelerada com a estrutura da rampa frontal de carga reforçada. Em função do peso da aeronave, o sistema de frenagem foi aprimorado e foram utilizados pneus reforçados. O sistema integrado de voo e navegação foi atualizado e atende aos requisitos atuais e prospectivos do Eurocontrol e dos voos sob o sistema P-RNAV, bem como às características de precisão do piloto. O AN-124-100M-150 é pilotado pela tripulação de 4 pessoas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias