Início Variedades

Avião Antonov AN-124 busca canhões e veículos de guerra doados pela Austrália à Ucrânia

Imagem: Departamento de Defesa da Austrália

O transporte aéreo acelerado da assistência militar australiana para o governo da Ucrânia continuou nesta semana com a mais recente carga de suprimentos pesados ​​sendo transportada pela empresa de aviação de carga ucraniana Antonov Airlines.

O voo com um dos aviões Antonov AN-124 da companhia partiu da Base Amberley da RAAF (Força Aérea Real da Austrália) na quinta-feira, 5 de maio, com destino à Europa levando a bordo canhões M777 e veículos Bushmaster de Mobilidade Protegida construídos na Austrália.

Este último transporte aéreo segue os anúncios do governo australiano sobre a doação de 20 veículos desse tipo, incluindo 14 com sistemas de armas protegidos e duas variantes de ambulância, além de seis canhões M777 com munição, para “ajudar o governo da Ucrânia a responder à agressão implacável e ilegal da Rússia”, segundo descreve o Departamento de Defesa australiano.

Imagem: Departamento de Defesa da Austrália
Imagem: Departamento de Defesa da Austrália
Imagem: Departamento de Defesa da Austrália
Imagem: Departamento de Defesa da Austrália

A Austrália também contribuiu com armas e munições antiblindagem, equipamento militar, rações de combate, suprimentos médicos e contribuições financeiras para o apoio da OTAN à Ucrânia.

A contribuição total de assistência militar da Austrália, até o momento, é superior a 225 milhões de dólares australianos e a Defesa está trabalhando bilateralmente com aliados e parceiros para fornecer essa assistência militar ao governo da Ucrânia. Por motivos de segurança operacional, a Defesa não fornece detalhes sobre quando essa assistência está sendo fornecida.

O Chefe de Compromissos Estratégicos Militares, Vice-Marechal do Ar Robert Chipman, disse que a resposta rápida ao pedido de apoio material do Governo da Ucrânia só foi possível através da estreita coordenação entre as principais divisões e grupos sob o guarda-chuva da defesa.

“Os esforços do Australian Defense Export Office, Defense Export Controls, International Policy Division, CASG, Thales e nosso pessoal de Defesa para preparar e assistência de transporte aéreo, incluindo os Bushmasters e M777 Howitzers, em um curto espaço de tempo, exemplificam o compromisso de nossa nação em atender os requisitos de suporte prometidos ao presidente Zelenskyy e ao governo da Ucrânia”, disse o vice-marechal do ar Chipman.

“Além disso, há o notável trabalho daqueles do Centro Internacional de Coordenação de Doadores na Alemanha, que garantiram que a assistência da Austrália e de outras nações fosse entregue rapidamente às Forças Armadas ucranianas.”

Imagem: Departamento de Defesa da Austrália
Imagem: Departamento de Defesa da Austrália

A aeronave de carga AN-124 é uma das maiores aeronaves produzidas comercialmente no mundo e é usada rotineiramente pela Austrália e seus parceiros para transportar remessas de suprimentos militares de grande porte ou elevado peso.

Informações do Departamento de Defesa da Austrália

Sair da versão mobile