Antonov An-124 fica preso e fecha pista do aeroporto de Guarulhos por 2 horas

Captura de tela mostra o avião parado no final da pista – Golf Oscar Romeo

Um incidente na madrugada dessa terça-feira (11) causou algum transtorno às equipes de solo em Guarulhos, que tiveram que remover um gigante Antonov AN-124 devido a problemas para livrar a pista após o pouso. O grande jato já é uma visita incomum (mas não rara) no Brasil per se, então, um incidente com ele em São Paulo é um evento quase único.

Às 4h49 da madrugada, o voo ADB-3829 chamou a torre de controle de Guarulhos informando que estava estabilizado no localizador da pista 09L. O controlador respondeu, autorizando o pouso e informando que, naquele momento, as nuvens estavam baixas, a 60 metros e a visibilidade muito reduzida pelo nevoeiro.

Dois minutos depois, às 4h51, a torre chama novamente a aeronave, que responde dizendo que teve problemas e que precisa de apoio de um pushback (veículo que a empurre para trás). Nesse momento, a extensão do problema ainda não era evidente para o controle de tráfego.

No entanto, minutos depois, ficou claro que não seria um trabalho tão simples, pois, aparentemente, a aeronave havia perdido seu ponto de virada na última saída da pista e teria ficado travada na grama, sem conse4guir sair, fechando a pista 09L. Lembrando que se trata de um avião crítico por seu tamanho, de modo que manobrá-lo requer uma dose extra de atenção.

Image01

Image02

Image03

Segundo dados do RadarBox, o pouso aconteceu por volta das 4h49 da madrugada, mas somente às 6h50 é que a aeronave foi empurrada para trás e, finalmente, retirada da pista, sem danos.

Quando tivermos mais informações, atualizaremos essa publicação.

Para assistir ao momento do pouso e ouvir a comunicação de rádio (ainda que a névoa não permita ver a aeronave), aperte o play no vídeo abaixo, disponibilizado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube e leve o horário do canto superior direito ao horário de 4h48 (e aguarde). Depois, leve para 6h30 da manhã, onde é possível ver a aeronave no final da pista.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Esquadrilha da Fumaça se apresentará em três estados nos próximos três...

0
Após ter retornado da missão internacional no Chile, onde participou da grande feira aeroespacial FIDAE 2024, a Esquadrilha da Fumaça inicia