Como já amplamente divulgado ao longo do dia de hoje nas redes sociais, o Antonov An-225 Mriya, o maior avião em operação no mundo, chegou hoje ao Brasil. Trazemos agora mais alguns detalhes e imagens sobre sua passagem por Viracopos, assim como também o faremos ao longo da noite de hoje e do dia de amanhã com a passagem pelo GRU Airport.
De acordo com Marcelo Mota, diretor de operações do aeroporto de Viracopos, essa conquista coloca o aeroporto como uma das referências estratégicas no Brasil: “A logística da Fórmula 1, a passagem do Antonov, turnê de bandas internacionais, tudo em um só dia. Isso representa onde chegamos com obras de melhorias em infraestrutura e investimentos, como o do novo terminal de passageiros.”
Mota também destacou as peculiaridades de se receber um avião tão especial como o Antonov 225: “Precisamos remover toda a sinalização vertical que fica nas laterais da pista para evitar que o jet blast, o jato de ar das turbinas, pudesse arrancá-las e causar danos à aeronave. Além disso, todas as operações do aeroporto foram paralisadas no momento da chegada da aeronave para proporcionar maior segurança.”
![Marcelo Mota, diretor de operações de Viracopos, em entrevista na manhã de hoje.](https://aeroin.net/wp-content/uploads/2016/11/antonov-eroin-12.jpg)
E para celebrar esse importante dia para o aeroporto de Campinas-SP, a equipe de Comunicação e Marketing de Viracopos reuniu dezenas de entusiastas, além de diversos veículos de imprensa, para um spotter day especial. Quem esteve presente pôde acompanhar, a poucos metros da pista de pousos e decolagens, não apenas a chegada do Antonov An-225, mas também a chegada do 747-8F da Air Bridge Cargo, que veio buscar parte equipamentos da Fórmula 1 que passam a deixar o país a partir de hoje.