Antonov confirma que iniciou a construção de um novo AN-225 Mriya

Foto: Antonov

Um ícone ucraniano deve ser alçado aos céus novamente em breve, embora ainda sem data definida. Isso porque, segundo informou a Antonov State Enterprise, um novo exemplar do Antonov AN-225 Mriya já está em fase de desenvolvimento. As informações foram compartilhadas pelo jornal alemão Bild e pela mídia ucraniana.

Segundo o Diretor-Geral da Antonov, Eugene Gavrylov, o novo AN-225 terá como base o segundo exemplar do modelo, que foi apenas parcialmente construído e atualmente está guardado num hangar do Aeroporto Zhulyany, a oeste de Kiev. O projeto também utilizará peças que se salvaram da primeira unidade, a única a ter voado, e que foi destruída em fevereiro, no começo da invasão russa à Ucrânia.

Como cita o executivo da estatal ucraniana, a aeronave está 30% pronta. Ele também cita uma tal “instalação secreta”, mas não dá detalhes do motivo, sendo que o mundo todo sabe onde está a “carcaça” da segunda unidade do Mriya.

“O trabalho na nova aeronave continua em uma instalação secreta. O segundo AN-225, que nunca foi concluído, será complementado com peças da aeronave bombardeada, além de novas peças“, disse Gavrylov. O projeto, segundo ele, custará € 500 milhões, no mínimo.

Os fundos para construção serão parcialmente alocados pelo governo da Ucrânia e outra será captada através de doações e venda de produtos. Num dos exemplos, o Aeroporto de Leipzig/Halle (Alemanha) ajudará a angariar fundos vendendo miniaturas do Mriya.

Ainda não há uma data estabelecida para conclusão do projeto. Como mostra o tuite acima, a própria Antonov compartilhou a novidade em suas redes sociais, salientando que mais detalhes serão fornecidos após a guerra (que, igualmente, não tem data para acabar).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias