
Na segunda-feira (18), a Antonov Company, fabricante ucraniana reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de algumas das maiores aeronaves em operação, compartilhou em suas redes sociais um cartoon infantil que tem o AN-225 como protagonista. A obra foi criada pelas irmãs Olya e Yulia Tkach, de Kryvyi Rih, cidade no interior do país.
A destruição do gigante cargueiro, ainda nos primeiros dias da invasão russa, causou comoção na Ucrânia, visto que o avião é considerado um orgulho do país, a ponto de carregar consigo o nome Mryia, que significa “sonho” na língua ucraniana. Ao longo dos anos, o jato serviu de cartão de visitas do país e mobilizou milhares de pessoas por onde passava, curiosas para ver a enorme máquina de perto.
Assista abaixo ao filme compartilhado pela Antonov.
ДП «#АНТОНОВ» щиро дякує за підтримку всім, хто не байдужий до історії та майбутнього авіації в Україні.
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) April 18, 2022
Пропонуємо вашій увазі мультфільм про #Ан225, створений сестрами Олею та Юлею Ткач з Кривого Рогу. pic.twitter.com/2jZLYtg9Bn
Por três décadas, o AN-225 foi o maior avião do mundo e responsável por ter quebrado uma centena de recordes. Apesar de ter sido desenvolvido para transportar em suas costas o ônibus espacial Buran, da era soviética, foi na carga aérea de grandes proporções que ele encontrou seu maior propósito.
Ao longo dos anos, a aeronave foi adaptada para levar os mais variados tipos de carga em seu enorme porão, tendo sido empregada em operações estratégicas para inúmeras empresas e governos ao redor do mundo, que conseguiram reduzir os tempos de transporte de grandes volumes de semanas ou até meses para dias
Embora muitos setores defendam a reconstrução da aeronave devido ao orgulho ucraniano, ainda não está claro se tal empreitada é viável economicamente, haja visto que o custo poderia superar o US$ 1 bilhão de dólares (dada a necessidade de atualizar o projeto, fabricar as peças customizadas e montar o avião) e o potencial de receita é limitado.