Antonov diz que não salvou o An-225 por medo de perder a tripulação; piloto rebate

Foto: Antonov

Larysa Drozdova, porta-voz da Antonov, disse que o avião AN-225 Mriya não poderia ser elevado ao céu devido à ameaça de perder sua tripulação em um potencial abate da aeronave. A declaração foi dada ao noticiário do Espresso TV.

“Fizemos todo o possível para retirar a aeronave AN-225 do aeroporto de Gostomel. A situação era muito difícil. Cinco aviões AN-124 foram retirados. O último decolou pouco antes do início das hostilidades. O An-225 também tinha que decolar, mas a situação já era muito difícil. Como o espaõ aéreo já estava fechado, havia a ameaça de perder a tripulação. O caso está atualmente sob investigação. Ainda não posso dar detalhes e sugiro aguardar informações oficiais”, disse ela.

Ela ainda acrescentou que a Ucrânia será capaz de reconstruir a aeronave AN-225 “Mriya”, que significa “Sonho” em ucraniano.

“Acredito que conseguiremos reconstruir nosso “Sonho”. O nosso “Sonho” ucraniano está vivo. Portanto, poderemos restaurar esta aeronave. E se tornará um “Sonho” renovado, puramente ucraniano”, concluiu. A reconstrução, no entanto, não é tão simples e nem barata, ficando facilmente acima do US$ 1 bilhão, segundo analistas.

Piloto Dmytro Antonov reagiu à declaração

Em vídeo publicado ao longo do dia, o piloto Dmytro Antonov, que comandou inúmeras vezes o An-225, disse que a fala da porta-voz é vã e busca livrar a cara dos executivos que, segundo ele, negligenciaram a aeronave e a deixaram para ser destruída.

Para o comandante, o An-225 estava pronto para decolar na noite anterior ao início da invasão russa, mas nenhum executivo da empresa deu ordem para que a aeronave voasse. Como resultado, o avião ficou ilhado em meio a combates na região de Gostomel, e acabou destruído ainda nos primeiros dias do confronto entre as duas nações.

Assista abaixo ao vídeo publicado pelo comandante Dmytro Antonov.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias