Antonov divulga quais de seus aviões foram destruídos e danificados na Ucrânia

Foto: Dmytro Antonov

A fabricante de aviões ucraniana Antonov Airlines possui em seu currículo o desenvolvimento e produção de algumas das aeronaves mais peculiares e exóticas do mundo. Alguns dos modelos possuem apenas um exemplar produzido, como era o caso o An-225, destruído na guerra, e do An-132D, danificado.

O fato de muitas destas aeronaves estarem na Ucrânia quando a Rússia a invadiu, suscitou no meio aeronáutico um sentimento de apreensão. Naturalmente, as vidas humanas perdidas na guerra são mais importantes do que perdas materiais, no entanto, ver aeronaves clássicas, e que fazem a diferença no comércio mundial, em risco também suscita emoções em quem acompanha o setor aéreo.

Para se ter uma ideia, o An-225 era capaz de reduzir em dias ou até meses o transporte de grandes cargas. Não fosse por ele, apenas operações especiais envolvendo caminhões, trens e navios poderiam movimentar peças da indústria de óleo e gás, geradores, turbinas, entre muitos outros.

Após a saída dos russos dos arredores de Kiev, foi possível que os danos fossem, de fato, verificados, no aeroporto de Gostomel, onde fica a base operacional da Antonov Airlines e um dos seus maiores hangares.

Além da destruição do An-225 Mriya, outras aeronaves também foram severamente danificadas. Neste domingo (3), a Antonov divulgou uma pequena lista desse rastro de destruição.

DESTRUÍDOS: Segundo a empresa estatal, foram destruídos, além do An-225 (único exemplar), um An-26 (produzido em série, com 1.400 fabricados) e um An-74 (que teve 195 produzidos).

DANIFICADOS: Além desses, um An-12 (1.248 produzidos), um An-22 (68 produzidos), um An-28 (191 produzidos), um An-132D (protótipo, apenas um construído) e um An-124 Ruslan (55 produzidos). Essa lista ainda deve crescer.

Para os que foram danificados, a Antonov ainda avaliará se é possível consertá-los. A extensão dos danos, no entanto, é variável, indo de orifícios de projéteis até pedaços inteiros destruídos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias