Início Indústria Aeronáutica

Anunciada 1ª instalação de abastecimento de hidrogênio líquido para as aeronaves ZEROe

Concepção gráfica da instalação de abastecimento de hidrogênio líquido – Imagem: Airbus

A Airbus e o ArianeGroup, joint venture pertencente igualmente à Airbus e à Safran e especializado em tecnologias de propulsão espacial, anunciam nessa quarta-feira, 30 de novembro, que trabalharão juntos para construir a primeira instalação de abastecimento de hidrogênio líquido para aeronaves ZEROe no aeroporto de Toulouse, na França. A estação estará operacional em 2025.

O ArianeGroup projetará, produzirá e apoiará as operações do sistema de abastecimento de hidrogênio líquido necessário para o demonstrador ZEROe da Airbus, à medida que a aeronave inicia sua campanha de testes no solo e em voo – com início previsto para a metade desta década.

André-Hubert Roussel, CEO do ArianeGroup, afirmou que a escolha da Airbus como parceira é um voto de confiança, reconhecendo meio século de experiência em hidrogênio líquido para a propulsão do foguete Ariane.

“Estamos orgulhosos de trabalhar com a Airbus nestes primeiros passos em direção a aeronaves movidas a hidrogênio líquido. A aviação e o espaço são duas indústrias pioneiras. Unir nossa experiência é nossa responsabilidade para enfrentar os desafios de amanhã. O ArianeGroup, com suas habilidades e know-how únicos no armazenamento, teste e uso de hidrogênio líquido, permite que novos setores industriais na Europa acelerem sua transição energética”, disse Roussel.

“Muitas das tecnologias necessárias para uma aeronave de emissão zero já estão disponíveis em outras indústrias, e o manuseio de hidrogênio líquido não é exceção”, disse Sabine Klauke, diretora técnica da Airbus.

“A preparação para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero em 2035 significa que precisamos amadurecer todas as tecnologias necessárias em paralelo. Ao fazer parceria com o ArianeGroup, alavancaremos a conhecida experiência em hidrogênio e outras tecnologias espaciais relevantes na busca de este objetivo”, complementou a diretora.

O ArianeGroup é o principal contratante dos veículos de lançamento espacial Ariane, que são movidos a hidrogênio líquido há mais de 40 anos.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile