Anunciada a abertura de avançada instalação para baterias de aeronaves eVTOL, pela Vertical Aerospace

O VX4, eVTOL da Vertical, nas cores da Gol Linhas Aéreas, umas das futuras operadoras – Imagem: Avolon

A Vertical Aerospace, empresa aeroespacial e de tecnologia voltada à aviação de emissão zero, anuncia o que chama de um marco significativo de investimento e inovação no Reino Unido, com a abertura do Vertical Energy Center (VEC), uma avançada instalação de bateria aeroespacial em Bristol.

A instalação de última geração, com 15.000 pés quadrados (1.393 metros quadrados), torna-se a base da equipe de 50 pessoas na área de baterias da Vertical – formada por nomes que já trabalharam em empresas como McLaren, Agência Espacial Europeia, Jaguar Land Rover, Airbus, Rolls-Royce e Dyson.

Eles estão desenvolvendo tecnologia de bateria proprietária que permite maior relação potência/peso para voo eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem na vertical). A empresa espera que essas tecnologias de ponta transformem o que há de tecnologia de baterias até o momento.

O VX4, eVTOL da Vertical, foi projetado para transportar um piloto e até quatro passageiros, percorrendo distâncias de até 100 milhas (1.600 km) e atingindo uma velocidade de cruzeiro de 150 milhas por hora (240 km/h), produzindo ruído mínimo e zero emissões operacionais.

Os clientes incluem companhias aéreas, locadoras de aeronaves, operadoras de helicópteros e grupos de turismo, incluindo American Airlines, Virgin Atlantic, Avolon, Bristow, Marubeni, Iberojet e FLYINGGROUP, bem como Japan Airlines (JAL), Gol Linhas Aéreas, Air Greenland, Gozen Holding e AirAsia, por meio de Posicionamentos da Avolon.

Protótipo do VX4 sendo construído – Imagem: Vertical Aerospace

A Vertical anunciou no ano passado sua parceria estratégica com a Molicel, que combina o design de bateria proprietária da Vertical com a tecnologia celular líder da Molicel. A Vertical já realizou testes de células significativos para uso em seus módulos de bateria.

O aumento operacional do maquinário de fabricação de baterias da Vertical começou com a montagem dos primeiros protótipos de módulos de bateria desenvolvidos internamente na nova instalação.

A Vertical já teve um progresso significativo com testes de bateria, tendo realizado testes de colisão e fuga térmica sob a supervisão da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA-UK).

A empresa pretende entrar em serviço com um sistema de bateria de 220 Wh/kg. Isso permitirá que o VX4 da Vertical realize missões consecutivas, com ciclos de carregamento rápido intermediários e impacto minimizado no ciclo de vida do conjunto de bateria.

A Vertical tem pré-encomendas para mais de 1.400 aeronaves de uma base diversificada de clientes globais, criando várias rotas potenciais de curto prazo e acionáveis para o mercado.

Tendo recebido sua permissão para voar da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido em setembro de 2022, o protótipo VX4 da Vertical realizou com sucesso testes de voo pilotado. O programa de testes de voo continuará nos próximos meses, alcançando maiores altitudes e velocidades, além de demonstrar a transição do voo vertical para o horizontal.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias