Início Diversos e Eventos

Anunciadas as vencedoras de 2023 dos Prêmios IATA de Diversidade e Inclusão da aviação

ISTAMBUL, IATA AGM – Neste segundo dia da 79ª Assembleia Geral Anual (AGM), que marcou também o início da Cúpula de Transporte Aéreo Mundial (WATS), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou as vencedoras da edição de 2023 dos Prêmios IATA de Diversidade e Inclusão.

Segundo Karen Walker, editora-chefe da Air Transport World e presidente do painel do júri, os Prêmios IATA de Diversidade e Inclusão desempenham um papel importante em reconhecer o trabalho realizado por aqueles que se esforçam para consolidar a diversidade e a inclusão na indústria da aviação.

“Ao quebrar tabus para introduzir inovações e mudar o status quo, os vencedores deste ano exemplificam a verdadeira natureza da indústria: resiliência, persistência e motivação desimpedida para impulsionar a mudança”, disse Walker.

As premiadas foram:

– Modelo inspirador: Poppy Khoza – Diretora de Aviação Civil da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA);

– High Flyer: Camila Turrieta – Presidente do Comitê de Diversidade, Igualdade, Pertencimento e Inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA) e Primeira Oficial da JetBlue Airways;

– Equipe de Diversidade e Inclusão: Virgin Atlantic Airways.

Os outros membros do painel de jurados incluíram os vencedores dos prêmios de 2022: Güliz Öztürk, CEO da Pegasus Airlines; Kanchana Gamage, fundadora e diretora do Projeto Aviatrix; e Alina Aronberga, vice-presidente sênior de recursos humanos da airBaltic.

Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, parabenizou os vencedores dos prêmios de 2023 e destacou que, com seu exemplo, estão liderando o caminho para uma indústria de aviação com equilíbrio de gênero.

“Eles ultrapassaram os limites para demonstrar que a diversidade e a inclusão são fundamentais para o sucesso dos negócios. Parabéns aos três vencedores verdadeiramente inspiradores. As mulheres ainda estão sub-representadas na aviação, mas com a ajuda e o exemplo dessas e de outras premiadas, estamos progredindo”, disse Walsh.

A Qatar Airways é a patrocinadora dos Prêmios de Diversidade e Inclusão pelo quinto ano consecutivo. Cada vencedor recebe um prêmio de US$ 25.000, pagável ao vencedor em cada uma das categorias ou a suas instituições de caridade indicadas.

Os Prêmios IATA de Diversidade e Inclusão de 2023 foram apresentados durante a Cúpula Mundial de Transporte Aéreo (WATS), que se seguiu à 79ª Assembleia Geral Anual da IATA em Istambul, Turquia. As atividades dos dois eventos foram iniciadas ontem, 4 de junho, e seguem até amanhã, 6 de junho.

Modelo inspirador

– Poppy Khoza – Diretora de Aviação Civil da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA)

Imagem: ICAO TV

O respeito internacional por Poppy Khoza ficou evidente em sua eleição unânime para servir como presidente da 41ª Assembleia da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) em 2022. Ela foi a primeira mulher a ocupar esse cargo nos 78 anos de história da ICAO.

Na SACAA, o trabalho de Khoza se concentra em oferecer oportunidades iguais para as mulheres e ela liderou a transformação da organização, que agora possui mulheres em 50% dos cargos executivos. Em seu trabalho, Khoza não poupa esforços em orientar e treinar outras mulheres para desafiar o status quo e criar uma indústria de aviação mais equilibrada em termos de gênero.

Ela recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio de Melhor Diretor Executivo (2015 e 2018) do Prêmio Setor de Aviação e Líder Regional. Ela também foi nomeada Líder Empresarial do Ano durante os Prêmios Oliver Empowerment (2018).

High Flyer

– Camila Turrieta – Presidente do Comitê de Diversidade, Igualdade, Pertencimento e Inclusão da Air Line Pilots Association (ALPA) e Primeira Oficial da JetBlue Airways

Imagem: ALPA

Na ALPA, Turrieta é a voz das iniciativas de diversidade, equidade e inclusão para os 63.000 pilotos da Associação em 40 companhias aéreas. Ela lidera os esforços da ALPA para usar termos inclusivos de gênero e expandir a política antiassédio e antidiscriminação da Associação, para promover um ambiente de inclusão na profissão de piloto. Isso levou a FAA a solicitar sua ajuda na criação de uma cultura inclusiva por meio de mudanças regulatórias positivas no setor de aviação.

Camila é uma líder e mentora por meio de seu trabalho com organizações sem fins lucrativos de afinidade, como a Latino Pilots Association, Organization of Black Aerospace Professionals, Women in Aviation e International Society of Women Airline Pilots, que têm o objetivo comum de promover a profissão de piloto em comunidades sub-representadas e marginalizadas.

Tudo isso levou Camila a receber o Prêmio Call to Service do Presidente em duas ocasiões, pelos ex-presidentes dos EUA George W. Bush e Barack Obama.

Equipe de Diversidade e Inclusão

– Virgin Atlantic Airways

Imagem: Steve Lynes / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

A Virgin Atlantic Airways é uma verdadeira pioneira na área de diversidade, equidade e inclusão. Para apoiar a atualização da estratégia “Seja você mesmo” da companhia aérea, a empresa introduziu mudanças ousadas que incluíram:

– Revisar as políticas para permitir tatuagens visíveis enquanto estiver de uniforme;

– Lançar a política de ajuste razoável no local de trabalho para garantir que seus funcionários com deficiência recebam o apoio de que precisam;

– Transformar o recrutamento para remover barreiras com foco na inclusão e acessibilidade.

Essas mudanças foram apoiadas com treinamento digital para criar conscientização e permitir conversas confiantes entre os funcionários sobre a estratégia Be Yourself.

Como resultado da implementação bem-sucedida da estratégia Be Yourself, a adesão à rede interna de funcionários da Virgin Atlantic aumentou mais de 120%, enquanto as pontuações de engajamento dos funcionários da empresa para inclusão aumentaram 6 pontos percentuais.

Paralelamente, a Virgin Atlantic Airways relançou seu programa pioneiro “Passport to Change”, que visa abordar a desigualdade na aprendizagem educacional nas comunidades locais.

Todas as novidades e notícias da IATA AGM 2023, que ocorre de 4 a 6 de junho, em Istambul, podem ser consultadas neste link.

Sair da versão mobile