
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou na sexta-feira, 31 de março, que abrirá um novo Processo Seletivo, a nível superior, para prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para os anos de 2023/2024.
Os selecionados serão lotados em diversas Organizações Militares (OM), sediadas em capitais brasileiras e outras cidades do Território Nacional. As inscrições eletrônicas ocorrerão entre às 10h do dia 04/04 e às 23:59h do dia 19/04 para todos os quadros, exceto para o Grupamento de Médicos (QOCon MED), que começarão às 10h do dia 03/04.
As oportunidades serão para as seguintes áreas:
– Quadro de Oficiais do Reserva de 2ª Classe Convocados, Grupamento Técnico (QOCon Tec);
– Magistério (QOCon Tec MAG);
– Grupamento de Segurança e Defesa (QOCon Tec SED);
– Grupamento de Médicos (QOCon MED); e
– Grupamento de Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários (QOConFDV).
Todos os quadros são para Convocação, Incorporação e Cadastramento em Banco de Dados.
Segundo a FAB, os voluntários deverão ter especial atenção em relação aos documentos necessários para a comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na Validação Documental e Avaliação Curricular.
A Força Aérea alerta, ainda, sobre a necessidade de apresentação de alguns Exames Médicos. Recomenda-se aos voluntários que se antecipem para a realização dos exames, avaliações, atestados e laudos médicos a serem apresentados na Concentração Inicial, previstos no Aviso de Convocação.
Ao serem incorporados, conforme edital, os convocados serão declarados Oficiais e incluídos no Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados. O voluntário, ao ser incorporado para a realização do estágio, fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data da incorporação.
A seleção dos candidatos será feita conforme o edital do certame, que será disponibilizado no site oficial do processo seletivo. As etapas para incorporação são:
– Entrega de Documentos (ED);
– Validação Documental (VD);
– Avaliação Curricular (AC);
– Concentração Inicial (CI);
– Inspeção de Saúde (INSPSAU);
– Avaliação Psicológica (AP);
– Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
– Concentração Final (CF); e
– Habilitação à Incorporação (HI).
As inscrições deverão ser feitas pelo site de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica, que também apresenta todas as informações necessárias. No site, será possível realizar o cadastro no Sistema de Convocação do Pessoal Temporário da Aeronáutica, que somente estará disponível dentro do período de inscrições das Convocações.