Anunciado um novo centro milionário, e lá treinarão os pilotos dos voos mais longos do mundo

Imagem: Clément Alloing

Uma instalação multimilionária foi anunciada nesta última quarta-feira, 17 de agosto. Um novo centro construído especificamente para treinamento de pilotos, incluindo aqueles que operarão os próximos voos comerciais sem escalas mais longos do mundo, de mais de 20 horas de duração, da costa leste da Austrália para Londres e Nova York.

O Grupo Qantas informa que o empreendimento ficará em St. Peters, perto do Aeroporto de Sydney, e fornecerá treinamento para até 4.500 pilotos e tripulantes de cabine novos e atuais da Qantas e da Jetstar a cada ano a partir do início de 2024.

Espera-se que o centro abrigue até oito simuladores de voo full motion, inclusive para a família de aeronaves Airbus A350 e A320 que foram encomendadas recentemente, com os A350 sendo destinados aos voos do Project Sunrise da Qantas e os A320, à renovação da frota doméstica da Qantas e Jetstar.

A instalação também terá dispositivos fixos de treinamento de voo, equipamentos de procedimentos de emergência com maquete de cabine de aeronave e salas de aula e instalações de treinamento.

Perspectiva de como será o centro de treinamento – Imagem: Qantas

Os comandantes sêniores de treinamento da Qantas e Jetstar treinarão os pilotos das duas companhias aéreas, enquanto a provedora de treinamento global CAE manterá os simuladores e gerenciará as operações diárias do centro como parte de uma parceria de longo prazo. A CAE também poderá fornecer treinamento para outras companhias aéreas da região nas instalações.

Os pilotos normalmente fazem quatro sessões por ano para se manterem atualizados em suas qualificações formais e até 15 sessões ao treinar para um novo tipo de aeronave.

O desenvolvimento do projeto ainda está sujeito a aprovações de planejamento, mas o governo de Nova Gales do Sul (NSW) declarou esta proposta como significativa e irá agilizar sua avaliação.

A Qantas realocou simuladores de Sydney para Melbourne e Brisbane em 2021 para abrir caminho para o projeto rodoviário Sydney Gateway do governo de NSW. Os pilotos de Sydney que atualmente viajam interestadual para fazer seu treinamento retomarão o treinamento em seu estado de origem quando esta instalação for inaugurada no início de 2024.

O CEO do Qantas Group, Alan Joyce, disse que a nova instalação de treinamento em Sydney garantirá que os altos padrões de treinamento da transportadora nacional continuem à medida que introduz uma nova geração de tipos de aeronaves:

“A Qantas treinou seus pilotos e tripulação em Sydney por mais de meio século e esperamos trazer essa função crítica de volta a Nova Gales do Sul com esta instalação personalizada.

Sydney será a cidade de lançamento de nossos voos diretos para Londres e Nova York, e agora será a sede do treinamento de pilotos dos A350, que operarão esses voos a partir de 2025.

À medida que nossa rede internacional se recupera do impacto da COVID e aumentamos nossa frota, este novo centro de treinamento nos dará a capacidade de simulador para treinar nossos novos e atuais pilotos.

Ter centros de treinamento de voo em todos os três estados do leste, onde a maioria de nossa tripulação reside, proporcionará economia e eficiência significativas ao treiná-los em sua base.

Gostaríamos de agradecer ao governo de NSW por seu apoio a esta instalação de classe mundial, que gerará benefícios econômicos mais amplos para o estado.”

Os modelos de aeronaves que serão contemplados com os simuladores de voo full motion e dispositivos fixos de treinamento de voo (FTD) planejados para o Centro de Treinamento de Voo de Sydney são:

– Airbus A380

– Airbus A350

– Airbus A330

– Airbus A320

– Boeing 787

– Boeing 737-800

– Airbus A380 FTD

– Airbus A330 FTD

– Boeing 787 FTD

Informações da Qantas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias