Ao cair em Guarulhos próximo a grande avião decolando, balão volta a pôr a vida de pessoas em risco

Captura de tela do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal SBGR Live

Mais um balão voltou a colocar em risco a segurança de voo e a vida de dezenas de pessoas ao cair no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o mais movimentado da América do Sul.

Embora de menor porte do que os que são geralmente vistos, este balão de ar quente cruzou o caminho de decolagem da pista 09L do aeroporto paulista no início da tarde do sábado da semana passada, dia 13 de agosto, conforme se observa no vídeo abaixo, captado pela câmera do canal “SBGR Live” no YouTube.

A soltura de balões é considerada crime, pois representa um risco intencional de causar incêndios onde o objeto cair e de atentar contra a segurança do transporte aéreo. Caso seja sugado pelo motor ou enrosque em alguma superfície de comando de uma aeronave, pode causar a perda de controle desta.

Como visto na gravação acima, a aeronave que decolava no momento da ocorrência era o Airbus A330-300 de matrícula EC-LYF, da companhia aérea Iberia, em voo de transporte de passageiros com destino a Madri, na Espanha.

O áudio que acompanha a gravação permite ouvir as comunicações entre o piloto do A330 e o controlador de tráfego aéreo da Torre de Guarulhos. Logo depois de decolar, o piloto avisa: “Para informação, existe um balão, diretamente no caminho de partida, um pouco à direita da partida”.

Após a resposta do controlador pedindo a confirmação da informação, enquanto o vídeo mostra o objeto descendo no gramado do aeroporto logo ao lado da pista, o piloto é ouvido detalhando ser um pequeno balão de cor azul, que eles viram a cerca de 700 pés (213 metros) de altura durante a decolagem.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias