A SITA, provedora de TI para o setor de transporte aéreo, informa que está expandindo sua parceria de duas décadas com a Corporación América Airports S.A. (CASA), operadora global de aeroportos privados, implementando processos de check-in inovadores para um importante terminal da CASA: o Aeroporto Ecológico Seymour Galápagos (GPS), que atende a ilha de Baltra, no arquipélago das Galápagos, no Equador.
Em uma iniciativa inédita na região, o aeroporto apresentará a SITA FlexBox no terminal de cruzeiros de Baltra. A solução é um dispositivo compacto, o qual permite que os viajantes, ao desembarcarem dos navios, possam fazer rapidamente o check-in de seus voos antes de serem transferidos para o aeroporto.
Segundo a SITA, essa ação libera espaço e recursos dentro do terminal e permite uma interligação mais fluida em viagens intermodais marítimas e aéreas. Tudo o que é necessário para configurar a FlexBox é energia elétrica e acesso à internet, sendo que a tecnologia pode ser implantada em qualquer lugar.
“Estamos muito satisfeitos em desenvolver nossa longa parceria com a SITA, implementando o GPS. Estamos confiantes de que a nova experiência de check-in terá um impacto positivo e significativo na experiência dos passageiros neste importante destino latino-americano. Conectar os viajantes de cruzeiros aos seus voos com mais facilidade é um avanço importante, especialmente para os que buscam explorar as atrações que as belas Ilhas Galápagos têm a oferecer, tanto por mar quanto por ar”, destaca Ezequiel Barrenechea, Presidente e Diretor Regional da ECOGAL, Corporación América Airports S.A.
Jorge Rosillo, CEO do GPS, afirma:
“A oferta da SITA nos permite usar tecnologias inovadoras para possibilitar mais eficiência. Como o primeiro aeroporto ‘verde’ do mundo, com operações totalmente neutras em carbono e construído com aproximadamente 80% de materiais reciclados, garantir a sustentabilidade e uma experiência de primeira classe para os passageiros está no centro de tudo o que fazemos no Seymour.
Sendo assim, a SITA FlexBox no terminal de cruzeiros da Ilha de Baltra agiliza o check-in fora do aeroporto, que libera a capacidade do terminal e exige apenas recursos mínimos além de nossa pegada de carbono atual”.
Matthys Serfontein, Presidente para as Américas da SITA, também comenta sobre a novidade:
“Trabalhar em estreita colaboração com o GPS nos permitiu explorar como será o processo de check-in do futuro, adaptado às necessidades dos viajantes nos principais destinos da América Latina. Estamos orgulhosos de continuar nossa co-inovação com a CASA e seus principais aeroportos como um parceiro de tecnologia confiável.
A interligação mais próxima das viagens de cruzeiro com os voos permite jornadas mais tranquilas e sem transtornos, mantendo os passageiros no espírito das férias, enquanto a tecnologia inteligente de autoatendimento de check-in e despacho de bagagem evita gargalos e libera os agentes aeroportuários nos terminais”.