O Programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas de até R$ 200 por trecho a aposentados do INSS, completou quatro meses de operação com mais de 20 mil bilhetes reservados.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), esse número seria suficiente para ocupar todos os assentos de mais de 150 aeronaves Embraer E195, com voos conectando 77 cidades em todos os estados brasileiros.
“São números que mostram que nosso objetivo está sendo atingido, que é incluir mais brasileiros no transporte aéreo. Esses aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão ocupando assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos com alta ociosidade”, avalia o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
Os 10 destinos mais procurados nos primeiros quatro meses foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte. Juntas, essas cidades concentraram 78% do total de reservas do Voa Brasil no período. As regiões Sudeste (com 44%) e Nordeste (40%) lideraram a demanda, seguidas pelo Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).
Cada aposentado do INSS pode adquirir até dois trechos por ano pelo site gov.br/voabrasil. O programa foi lançado no final de julho deste ano exclusivamente para aposentados e terá uma segunda etapa, destinada a estudantes de baixa renda, prevista para o primeiro semestre de 2025.
As cinco cidades mais procuradas por região durante esses quatro meses foram:
- Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Vitória
- Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes
- Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa e Natal
- Norte: Belém, Manaus, Palmas, Santarém e Porto Velho
- Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Caldas Novas
Leia mais: