O piloto de um avião monomotor precisou levar o equipamento de volta ao aeroporto de origem no último domingo, dia 1º de setembro, devido a uma ocorrência logo após a decolagem, na cidade de São Paulo (SP).
Segundo reporte cadastrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), uma brincadeira realizada nas proximidades do aeródromo resultou em danos à aeronave.
O avião envolvido foi um monomotor RV-10, que decolou do Aeroporto Campo de Marte durante a tarde. Ele faria um voo privado, com destino ao aeródromo Juscelino Kubitschek, em Teófilo Otoni (MG). A bordo estavam o piloto e quatro passageiros.
Após a decolagem, ocorreu o contato da aeronave com uma linha de pipa, que levou o piloto a retornar para o aeródromo de origem.
A ocorrência foi classificada como um “incidente”, do tipo “colisão com obstáculo durante a decolagem e pouso” e com nível de dano “leve”.
Um incidente como esse ressalta o risco da prática de atividades, próximo a aeroportos, que colocam em risco a segurança da aviação, como empinar pipa ou soltar balões. Nesse caso específico, o pouso pôde ser realizado em segurança, porém, as consequências de uma colisão podem ser piores se houver, por exemplo, danos maiores ou se materiais ficarem presos a superfícies de comando ou sensores de pressão das aeronaves.