Aos 33 anos, ela acaba de se tornar a primeira mulher emiradense comandante de avião

Uma comandante dos Emirados Árabes Unidos não apenas está comemorando sua promoção na carreira, mas também o fato de fazer história. O nome dela é Aisha Al Mansoori, que acaba de tornar-se a primeira mulher emiradense a assumir o posto máximo na cabine de comando de uma empresa aérea dos Emirados Árabes Unidos – todas as outras comandantes atualmente voando no país são estrangeiras.

A jovem piloto de 33 anos voa na Etihad Airways, onde ingressou em 2007 no programa de Cadet Pilot, sendo uma das duas únicas mulheres nacionais dos Emirados em seu grupo. Em 2010, Al Mansoori se formou e fez seu primeiro voo como copiloto em um Airbus A320.

Desde então, ela foi subindo na hierarquia, completando as horas de voo necessárias para se tornar uma Primeiro Oficial Sênior, até chegar ao assento direito da cabine do superjumbo Airbus A380. Agora, ela retorna ao A320, desta vez no assento da esquerda, como comandante.

Para obter o posto, Al Mansoori completou o programa de treinamento da Etihad e o número obrigatório de horas de voo. Ela passou nos testes de conhecimento teórico e nos exames de voo da Autoridade Geral de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos com sucesso.

“A aviação é cega ao gênero e, para provar a si mesmo, os pilotos da Etihad passam por exames intensivos e atendem a requisitos rigorosos de horas de voo para garantir que os mais altos padrões de treinamento em aviação internacional sejam mantidos”, disse Mohammad Al Bulooki, diretor de operações do Etihad Aviation Group, em nota à imprensa. “Aisha conquistou seu posto e, sem dúvida, inspirará suas companheiras dos Emirados e jovens mulheres ao redor do mundo a seguir seus sonhos na aviação”.

Sua carreira como comandante começa oficialmente no dia 28 de agosto, quando é comemorado o Dia da Mulher dos Emirados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias