Aos 85 anos, homem se torna o mais velho aluno de pilotagem da China

O Sr. Wang sendo batizado após o voo solo – Imagem: Pipistrel

Em 17 de agosto de 2021, Wang Deshun, de 85 anos, concluiu sua instrução de voo para obtenção de licença de piloto esportivo (SPL) no aeroporto de Mujiayu, em Pequim, tornando-se o mais velho aluno de pilotagem da história da China.

Wang nasceu em 1936 em uma comunidade rural em Shenyang, província de Liaoning, no nordeste da China. Ele trabalhou como cobrador de ônibus e depois trabalhador em uma fábrica de munições.

Em 2021, aos 85 anos, decidiu aprender a pilotar um avião para realizar seu sonho de infância. Os pilotos da aviação civil geralmente se aposentam quando têm cerca de 60 anos, mas Wang Deshun não desistiu de seu sonho por causa de sua idade.

Ele disse, “há precedentes em outros países de pessoas idosas voando em aviões. Já que estou com boa saúde, por que não posso fazer isso?”

Imagem: Pipistrel

Ele então enviou um requerimento para a Pipistrel Academy China, em Pequim. Devido à excelente experiência de vida de Wang, a Pipistrel Academy China não apenas aprovou sua inscrição, mas também desenvolveu planos de estudo para ajudá-lo a realizar seu sonho.

Pilotar um avião requer conhecimentos relacionados à aerodinâmica, conhecimento geral de aeronaves, legislação aérea, navegação, fatores humanos, meteorologia e desempenho, todos os quais foram novos desafios para o Sr. Wang Deshun. Ele também precisou de conhecimento geral no Pipistrel Virus SW100, a aeronave utilizada em seu treinamento.

“Não foi tão empolgante quanto pensei que seria”, diz Wang Deshun, lembrando-se da primeira vez em que se sentou na cabine de um avião. “Tive de ser muito corajoso e cuidadoso, por isso não tive tempo de apreciar a vista. Também tive que resumir as questões levantadas pela instrutora e corrigi-las no dia seguinte, porque as primeiras 10 horas de voo são as mais importantes.”

Imagem: Pipistrel

Ele gradualmente se familiarizou com o voo através da prática e aprimorou suas habilidades com sua instrutora. Após 30 dias de estudo teórico e 50 dias de treinamento de voo, com 36 horas de experiência acumulada, Wang concluiu seus estudos e em breve passará por uma avaliação para obter a habilitação.

Informações da Pipistrel

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governos do DF e federal buscam viabilizar voo internacional entre Brasília...

0
O embaixador defendeu a abertura da nova rota por meio da companhia aérea italiana ITA Airways, e pontuou que Brasília é uma cidade