Aos 93 anos, morreu um dos fotógrafos de aviação mais antigos do mundo

Foto: UAC

Nikolai Nilov, um fotógrafo de aviação russo e o trabalhador mais antigo do PJSC Il (antiga Ilyushin), que fotografou quase todas as aeronaves Ilyushin desde 1943, morreu no começo deste mês de março. Quando de sua morte, ele tinha 93 anos, segundo o canal Telegram da United Aircraft Corporation (UAC).

“Nikolai Vasilyevich Nilov, o funcionário mais antigo da PJSC Il, faleceu. Ele trabalhou na empresa Ilyushin por quase 80 anos. Ele conhecia S.V. Ilyushin de perto. A crônica da empresa foi escrita em grande parte por seus olhos”, diz o canal da UAC no Telegram.

Nilov nasceu em 25 de novembro de 1929 em Moscou. Ele trabalhou no Ilyushin Design Bureau desde 1943. Ele fotografou quase todas as aeronaves experimentais e de produção da marca Il: do Il-22 ao novo transporte militar pesado Il-76MD-90A.

Nilov foi um dos melhores especialistas da Rússia em fotografia de aviação. Suas obras refletem toda a história da empresa Ilyushin, aviação doméstica e excelentes projetistas de aeronaves que criaram a aeronave Il. Ele registrou todos os principais shows aéreos internacionais – em Moscou, Paris, Londres, Berlim e Pequim.

Nilov trabalhou como fotógrafo-chefe no complexo de aviação Ilyushin e foi premiado com a Ordem da Bandeira Vermelha do Trabalho e medalhas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias