
A semana passada marcou o momento em que o último avião de passageiros que ainda ostentava a pintura da LAN Chile surgiu com a pintura renovada, deixando para trás a história da empresa aérea que, ao se unir com a brasileira TAM, deu origem ao Grupo LATAM Airlines.
Conforme reportado pelo Aviacionline, portal parceiro do AEROIN, o Boeing 787-9 de matrícula CC-BGI foi enviado para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em agosto, e lá teve sua pintura modificada para o padrão da LATAM, voltando a operar na última quinta-feira, dia 17 de outubro.
Com isso, agora resta apenas um único avião que ainda leva aos céus a pintura da antiga companhia chilena, talvez não por muito tempo. Trata-se de um Boeing 767 cargueiro, que está em plena atividade por diversos aeroportos de toda a América.
Ontem, dia 21 de outubro, por exemplo, ele passou pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), chegando de Miami, Estados Unidos, e depois seguindo para Assunção, Paraguai, e Bogotá, Colômbia.
O vídeo a seguir, registrado pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, mostra a chegada do jato a Campinas:
De matrícula CC-BDB, este 767-300ER transportou passageiros desde 2011, como LAN, até 2022, como LATAM. Então, foi convertido para a versão cargueira 767-300ER BCF, passando a voar pela LATAM Cargo Colômbia a partir de março de 2023.
O avião tem sido operado em rotas entre os principais aeroportos da América do Sul, além de Miami e alguns na América Central e Caribe.
Para que você possa acompanhar em tempo real por onde está voando o último avião da história com pintura da LAN, a tela a seguir apresenta o rastreamento do CC-BDB pela plataforma AirNav RadarBox: