Início Empresas Aéreas

Apenas 1% da população gera a metade dos gases poluentes oriundos da aviação

© Donal Morrissey

Estudo feito na Europa aponta que metade dos gases poluentes emitidos pela indústria da aviação é culpa de apenas 1% da população mundial, e isso pode incluir você. O estudo foi conduzido por Stefan Gössling e Andreas Humped, da Súecia e Alemanha, respectivamente, publicado na revista Global Environmental Change e disponibilizado pela ScienceDirect.

A pesquisa também estima que apenas 2% a 4% da população mundial voou internacionalmente em 2018, e que apenas 1% do total é responsável pela emissão dos gases que aumentam o efeito estufa.

Stefan e Andreas fizeram um exercício, considerando um Airbus A380 da Singapore Airlines, que leva 72 passageiros na primeira-classe (suíte) e na executiva.

Estas são chamadas as classes premium, e pelo seu espaço ocupado no avião, eles assumem que para “carregar” estes passageiros sozinhos requer 5 vezes maior gasto de energia que uma pessoa na classe econômica.

“Os assentos nas classes premium são responsáveis por 40% das emissões do avião mas ocupam apenas 15% dos assentos. Já a econômica ocupa 85% dos assentos mas emite apenas 60% do total dos gases em um voo longo feito por um A380” afirmam os pesquisadores.

Soma-se a isso o fato de que estas pessoas geralmente fazem mais voos por ano do que quem viaja na econômica, muita das vezes pelo fato de trabalharem em empresas globais e também férias em destinos internacionais. Voando mais e em classes mais confortáveis, elas acabam emitindo um volume maior de CO2.

Apesar disso os pesquisadores sabem da importância da aviação e como ela conecta o mundo, mas que a distribuição de riquezas se reflete nos voos e causa maior emissão. Eles criticam o status quo, dizendo que a política atual de emissão de gases pela aviação “é inadequada ou inexistente”.

Sair da versão mobile