Aperte o PLAY: a nova companhia aérea do avião vermelho anuncia aporte

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Islândia ultimamente tem se mostrado um celeiro de criatividade aeronáutica. Depois da falida WOW Air e seus aviões roxos, vem aí a PLAY Airlines, com aviões vermelhos. Mas a verdade é que as duas empresas não são totalmente estranhas entre si, já que a PLAY foi criada por executivos da WOW, após seu fechamento, e anunciada em julho de 2019 sob o título provisório de WAB Air, ou “We Are Back” (“Estamos de Volta”).

De lá para cá veio a pandemia e os planos da empresa start-up estão atrasados, o que não significa que estejam parados, apesar de a empresa ainda não ter um Certificado de Operador Aéreo (AOC).

Na verdade, a PLAY afirmou nessa semana ter levantado US$ 35 milhões por meio de uma oferta privada de ações, e que seus novos investidores incluem algumas das maiores empresas de investimento da Islândia e dois fundos de pensão, informou o jornal Fréttablaðið. Outro anúncio é que Birgir Jónsson, ex-vice-presidente executivo e diretor administrativo da WOW air, assumirá o cargo de presidente-executivo da transportadora de baixo custo a pedido dos investidores.

Fontes disseram ao jornal que o novo capital veio de investidores privados como a Stoðir. Outros investidores que participaram da oferta incluem a Langasjós, dona da distribuidora atacadista de alimentos Mata, e a empresa de investimentos familiar Brimgarður.

Para o futuro, além de conseguir seus certificados de operação, a empresa espera abrir capital em bolsa e angariar mais recursos que subsidiem seu giro de caixa e crescimento.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias