Início Empresas Aéreas

Apesar das sanções, russa Aeroflot compra oito jatos Airbus A330

Uma reviravolta na aviação comercial russa foi registrada nesta semana, após a Aeroflot comprar jatos europeus da Airbus, mesmo com as sanções contra a Rússia.

A companhia de bandeira da Rússia, que na era soviética chegou a ser a maior do mundo, hoje tem uma frota moderna, com jatos europeus e americanos, em sua maioria. Dentre eles está o Airbus A330, modelo visto na foto acima. O avião é um dos principais equipamentos para voos de longo curso da empresa, que conta hoje com 12 aeronaves do modelo.

Com um novo movimento, a maioria destas aeronaves foi comprada agora, segundo a companhia informou a agência estatal de notícias da Rússia, a TASS. Estas aeronaves, assim como a maioria absoluta da frota da empresa (e assim como das companhias estrangeiras) é arrendada a longo prazo junto a companhias de leasing.

No final do contrato, normalmente ocorre uma proposta de venda da aeronave para a companhia aérea que o operava, a um preço reduzido. E foi desta maneira que a transação ocorreu.

“Oito aeronaves A330 foram compradas de lessores estrangeiros como conclusão das obrigações contratuais. Estes aviões agora estão com registros russos e com certificado de posse da Rússia para a Aeroflot”, afirmou a companhia aérea.

Apesar de soar estranha a venda em pleno ápice de sanções do ocidente contra a Rússia, fontes ouvidas pela imprensa reportam que isso seria algo legal. Uma emenda foi colocada nas sanções que permitiria esta ação, já que era prevista em contrato e seria uma maneira das empresas de leasing ocidentais receberem o valor devido, não ficando no prejuízo, além de manter uma “política de boa vizinhança”, apesar da invasão da Ucrânia por Moscou.

Sair da versão mobile