Apesar de raro no inverno, todos os jatos Embraer da Helvetic estão voando para a Swiss

A alta temporada de inverno tem sido rentável para a Swiss, a companhia de bandeira suíça que é parte do grupo Lufthansa, ao ponto dela estar usando a frota completa de jatos Embraer da Helvetic. O acordo original prevê que Swiss use pelo menos seis aviões da frota da sua parceira comercial, mas desta vez foi necessário bem mais do que isso.

A notícia foi dada pelo site alemão aeroTELEGRAPH, junto com a informação de que, apesar do inverno ser significativamente mais fraco na demanda, a Helvetic Airways está agora voando mais para a Swiss do que nunca, sendo que todas as suas 16 aeronaves dos modelos Embraer E190 e E195, das séries E1 e E2, estão sendo usadas pela grande companhia aérea.

Além da demanda, que está melhor do que de costume para a época, a Swiss também enfrenta um quadro de falta de pessoal, seja pelas saídas da época da pandemia ainda não respostas, seja pelo absenteísmo de funcionários por conta da Covid-19 e outros resfriados.

O acordo entre as companhias prevê o aluguem da aeronave com tripulação e toda a parte operacional. Comumente, é no verão do hemisfério norte o momento em que a Swiss mais precisa de aviões extras e há maior uso dessa capacidade adicional, mas depois da Covid tudo tem sido diferente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias