Apesar do ‘novo normal’, Rússia persiste com projeto de avião supersônico de passageiros

Imagem Ilustrativa – Tsagis

Em janeiro de 2022, o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin havia anunciado que as autoridades russas pretendem definir a tarefa de criar uma aeronave supersônica de passageiros de alta tecnologia que reduzirá o tempo de voo para o Extremo Oriente, Austrália, Coreia do Sul e Japão. Os planos parecem seguir vivos, mesmo com a guerra e as sanções, conforme declarou recentemente outro membro do governo.

“É possível construir uma aeronave supersônica civil na Rússia”, disse Igor Levitin, assessor do presidente da Federação Russa, à TASS. “Isso [as sanções] não interfere porque a Rússia já tinha uma aeronave supersônica e acho que chegaremos a isso algum dia”, disse ele.

Em fevereiro de 2022, o ministro russo dos Transportes, Vitaly Savelyev, expressou sua confiança de que a aviação civil retornará ao transporte supersônico. Savelyev observou que o Tu-144 soviético e o franco-britânico Concorde estavam à frente de seu tempo e a estrutura de transporte não estava pronta para eles. Segundo o chefe do Ministério dos Transportes, o custo das passagens aéreas para voos operados por aeronaves supersônicas aumentará, mas esse transporte terá demanda.

Em fevereiro de 2021, o ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa, Denis Manturov, durante uma viagem de trabalho aos Emirados Árabes Unidos, informou que a Rússia e os Emirados Árabes Unidos formariam uma joint-venture para desenvolver e construir uma aeronave executiva supersônica de passageiros. O ministro salientou que está prevista a criação de duas versões do jato executivo: com capacidade para oito passageiros e até 30 pessoas. 

Os viajantes da Rússia não têm muitas opções no momento. Muitos países ocidentais impuseram sanções ao país, proibições de sobrevoo e pouso dificultam as viagens aéreas. Os números de reservas caíram em conformidade. Ainda assim, isso não impede a Rússia de avançar com os planos para um novo jato supersônico. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias