Aplicativo oferece passagens aéreas grátis se seu voo for cancelado ou atrasado

Foto de Ana Benet via Pexels.com

A Colibra, uma empresa inovadora de compensação de voos, oferece um interessante serviço denominado “Voe Agora, Pague Se For Tudo Bem”. Tal produto, já disponível em vários países da Europa, permite que os passageiros reservem voos e só paguem se eles chegarem na hora programada.

O aplicativo garante que, se o voo for cancelado ou atrasado por mais de três horas, os passageiros não terão que pagar pelas passagens aéreas. Este serviço é totalmente gratuito para os usuários do aplicativo, permitindo que reservem passagens e paguem a tarifa normal se o voo chegar no intervalo de tempo estipulado.

O serviço de compensação da empresa foi inicialmente lançado em 2019 em resposta à dificuldade que os passageiros das companhias aéreas enfrentavam ao tentar reivindicar compensação por voos cancelados ou atrasados. Desde o seu lançamento, o Colibra conquistou mais de 100.000 instalações, 40.000 usuários ativos e 50.000 viagens cadastradas. Também foi classificado como o aplicativo de viagens nº 1 na República Tcheca, Bulgária e Chipre, bem como entre os 10 primeiros na Grécia, Romênia e Polônia.

O app agora chega aos Emirados Árabes. Kalojan Georgiev, CEO e cofundador da Colibra disse que nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos têm dominado a indústria da aviação e do turismo, criando um destino de classe mundial e um centro de viagens líder em apenas algumas décadas. Além disso, no clima atual, a indústria de aviação tem trabalhado muito para sustentar sua reputação, com sua principal operadora já operando 85% de sua rede pré-COVID e voando para 120 destinos.

“Com isso dito e com a atual pandemia fazendo com que mais e mais viajantes adiem ou atrasem as viagens, não poderíamos pensar em um ecossistema melhor para lançar nosso serviço”, disse Goergiev. “A Colibra é a solução para o futuro das viagens; por que pagar adiantado? Os viajantes experientes não precisam arriscar adiantamento em dinheiro para uma passagem, eles só precisam fazer o download do nosso aplicativo, reservar um voo, chegar ao aeroporto e, se o voo chegar a tempo e a experiência tiver corrido bem, só então você será cobrado”.

Como funciona a Colibra

– O passageiro escolhe o voo, que deve partir e chegar em, no máximo, 30 dias.

– Insere seus dados pessoais – A Colibra não cobra no ato da reserva. A cobrança acontece na chegada, se tudo correr bem e se o serviço for prestado. Em todos os outros casos, o usuário viaja gratuitamente.

– Os usuários podem garantir uma compensação por qualquer viagem que seja cancelada ou atrasada por mais de uma hora, simplesmente registrando os detalhes do voo no aplicativo antes da decolagem, não importa o motivo da interrupção.

– A Colibra assume o risco dos atrasos. Esse é o mote do produto, pois procura operar em mercados com baixos índices de voos atrasados, ganhando dinheiro na venda das passagens (como faria uma agência de viagens normal).

Aos usuários elegíveis, o Colibra pode ser baixado na AppStore e no Google Play. Os bilhetes ‘Pay If Okay’ estão disponíveis para reserva através do aplicativo e apenas para voos que partem e chegam dentro de 30 dias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias